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quinta-feira, 10 de julho de 2014

Campeonato Le Mans Classic Interpistas 2014/2015

Esclarecimento nº1

Sugerimos a todos os interessados que enviem um email para 2014lemansclassic@gmail.com para receberem regularmente todos os esclarecimentos e actualizações das informações sobre este campeonato. A Organização só comunicará de uma forma oficial através deste email.

Relembramos que o intuito deste campeonato é permitir a utilização de modelos e marcas de Slots que não são ultimamente muito frequentemente utilizados em provas Interpistas. Em edições anteriores foram mesmo excluídos marcas e modelos que são mais usuais nas competições de clubes e pistas desta região.

Foi decidido que para este Campeonato esses modelos fossem introduzidos nos modelos homologados. Mas para se manter a filosofia deste campeonato para esses modelos foram definidas limitações que permitem que a competitividade dos modelos anteriormente utilizados se mantenha. Esta é uma experiência que será avaliada durante este campeonato.

No entanto, a utilização destes modelos nos últimos Campeonatos Interpistas organizados pelo José Pedro Gil e pelo Mário Rosas, não fazem por si só que os carros sejam homologados para este Campeonato Interpistas. Todos os carros irão ser verificados e homologados para o Campeonato e no início de cada prova. Algumas intervenções que eram “toleradas” anteriormente não o serão para este campeonato pelo que sugerimos que o regulamento seja lido com atenção.

As provas a realizar em cada pista serão agrupadas por 2 grupos. Os carros Históricos e Classe 1 num grupo e a Classe 2 noutro grupo. De uma forma geral haverá para cada grupo um parque fechado que encerrará 1 hora antes do começo da prova respectiva. Para verificações haverá disponível 1:30, pelo que os concorrentes poderão apresentar os carros para verificações/homologações 2:30 antes do início de cada prova. A responsabilidade de apresentação de cada carro para verificação/homologação será de cada concorrente.

Os carros serão apresentados abertos para verificação/homologação, sendo depois fechados pelos concorrentes no espaço disponível para o efeito. Os carros depois de verificados/homologados receberão um selo da organização no chassis, na carroçaria e no motor. O selo na carroçaria será colocada no interior da mesma, no chassis e no motor será na parte inferior dos mesmos. Sempre que seja necessário substituir um dos elementos selados o concorrente deverá submeter para verificação/homologação o elemento em questão que será selado de novo. Após este processo os carros serão colocados no parque fechado pela organização.

A intenção da organização ao homologar vários motores permitidos para cada classe foi de proporcionar diversidade e que cada concorrente pudesse utilizar motores que tivessem disponíveis. Mas tendo em conta esta decisão, seremos rigorosos no cumprimento das especificações dos motores. Cada motor será medido em diversos parâmetros e será comparado como os valores obtidos pela organização numa amostra de motores idênticos. Para cada motor da lista homologada haverá uma variação de tolerância para cada medição que é da exclusiva responsabilidade da organização. Fora dessa variação a organização não aprovará o motor mesmo que o mesmo seja comprovadamente original. Esta medida visa evitar algumas “variações” que fogem ao espírito desta competição.

As penalizações para as não conformidades ao regulamento serão publicadas mais perto do início do campeonato e poderá ser de exclusão do campeonato para casos de intenção comprovada de não conformidade ao regulamento depois de devidamente analisada pela organização.

Mantendo o existente nos campeonatos anteriores não haverá qualificações e “warm-up”. A ordem de participação em cada prova será definida pela ordem de inscrição na prova para o email oficial da competição até à quarta-feira anterior à prova. Após essa data, a organização definirá por que ordem cada concorrente não inscrito na prova, dentro do tempo definido, irá participar na prova em questão.

Para que a logística deste campeonato decorra com mais celeridade, iremos proporcionar uma prova de homologação 15 dias antes do início do campeonato. Nessa prova, poderemos aferir quais os carros que estão conformes ao regulamento, e que alterações poderão ser necessárias para que o carro fique de acordo com o regulamento. A prova de homologação não contará para a classificação do campeonato e a data e pista será definida posteriormente.

Os valores de inscrição no Campeonato serão os seguintes:

Pilotos – 3 aérios por classe até dia 15 de Agosto de 2014-07-08
- 5 aérios por classe após dia 15 de Agosto de 2014-07-08

Escuderias – Apenas uma inscrição para todas as classes:
- 3 aérios até dia 15 de Agosto de 2014-07-08
- 5 aérios após dia 15 de Agosto de 2014-07-08

As inscrições só serão consideradas válidas após a recepção do comprovativo de pagamento recebido no email 2014lemansclassic@gmail.com.
O NIB para pagamento deverá ser o seguinte: 0023 0000 00139623062 94y.

Por nos terem sido colocadas diversas questões neste âmbito, a Organização esclarece o seguinte:

1- Modelos permitidos

- Na lista de modelos admitidos encontram-se modelos cuja reprodução em Slot poderá não corresponder em termos exactos ao modelo que concretamente correu em Le Mans na época designada.

Entende esta organização que tal limitação não contende com o espírito da prova, constituindo apenas uma mera contingência comercial.

- Os modelos de slot que, pela sua designação reproduzem alguns modelos que constam da respectiva listagem, mas que não correspondam efectivamente ao preciso modelo que correu em Le Mans, poderão correr, desde que cumpram com o regulamento quanto às características e quanto à época.

- Encontram-se nestas particulares condições os seguintes modelos:

- AC Cobra 289/427;
- Alfa Romeu 33;
- Alpine A 110;
- Chevrolet Corvette C1;
- Chevrolet Corvette C2;
- Ferrari 312 Pb;
- Ford Mustang 350 GT;

Foi ainda incluído nos modelos permitidos o BMW 2002 que participou em Le Mans no ano de 1975.

Por outro lado, existem modelos que correram em dois sectores diferenciados por este campeonato, no que toca às classes, pelo que, os concorrentes poderão optar a classe em que o modelo correrá, de acordo com as especificações que nele coloquem.

Inserem-se neste caso:

- Chevrolet Corvette C2 Stingray; (Classe Históricos ou 1)
- Ferrari 250 LM; (Classe Históricos ou 2)
- Ferrari 250P/275P (Classe Históricos ou 2)
- Ford Mustang 350 GT; (Classe Históricos ou 1)

2- Chassis

- Advertimos que não serão toleradas quaisquer alterações aos chassis e às carroçarias dos modelos, com excepção das permitidas expressamente pelo regulamento.

- Não é permitido cortar, aligeirar, suprimir, modificar e reforçar os chassis, com outros materiais que não seja cola.

- O chassis tem de ser o de origem do modelo, assim como o berço no caso de existir.

A leitura do ponto 7 do regulamento passa a ser a seguinte:

7 Chassis
a) Somente é permitido utilizar o chassis original do veículo, que o fabricante atribui à carroçaria sem modificação alguma, excepto os modelos construídos em kit, os quais poderão utilizar qualquer tipo de chassis do mercado, excepto os infra indicados na alínea g) deste artigo.
b) Nos modelos Históricos de resina ou baseados em kit estáticos, não é permitida a utilização de chassis tipo HRS ou Plafit metálicos e similares. Só é permitido o uso de chassis provenientes de outros modelos de slots daquela época, ou chassis em resina, ou chassis extensíveis fabricados para o efeito.
c) O suporte do motor deve ser o original do modelo sem modificação alguma, podendo estes serem fixados ou colados.
d) Os ímanes são proibidos, excepto os próprios indutores do motor.
e) É permitido reforçar o suporte do patilhão, bem como, a utilização de anilhas que limitem o seu movimento vertical.
f) ) A Zona do suporte do patilhão pode ser limado, e/ou alterado, de forma a melhor receber o mesmo.
g) Não são permitidos os chassis do tipo “HRS” ou similar, nem metálicos de qualquer espécie.
h) A utilização de suspensão é proibida.
i) É permitido trabalhar o chassis exclusivamente para suprir defeitos respeitantes à sua capacidade de basculação relativamente à carroçaria.

3- Caso especial da colocação do motor em alguns modelos

- Pela especial dificuldade que existe na adaptação do motor regulamentar em alguns modelos modelo, como por exemplo o De Tomaso Pantera, a organização aceita que seja trocada a bandeja original do motor por uma outra, para posicionamento do mesmo em ângulo, por forma a permitir uma melhor colocação do motor de caixa curta legalmente permitido.

4- Rodas

- Não será permitida a utilização de rodas cujas dimensões não respeitem as proporções do modelo real, nomeadamente, a utilização de diferentes dimensões de tamanho das jantes quando o modelo real o não possuía. O tamanho máximo de jante permitida neste campeonato será de 16,5 para todas as classes.

- As jantes e o seu interior deverão respeitar a época do modelo, ou serem similares. Em caso de dúvida a organização sugere que seja colocada previamente à sua apreciação a utilização das mesmas por parte do Concorrente.

- Não serão permitidos interiores das jantes (inserts) em papel ou bidimensionais.

Como todos os aspectos supra descritos serão cuidadosamente verificados solicita-se aos concorrentes uma leitura atenta do regulamento.

5- Quanto aos motores (medidos a 12 V):

- Existem 3 classes em competição:

Históricos: cujos motores poderão atingir as 13.000 rpms, e, no caso dos modelos com motor à frente, com carroçaria de resina ou da marca “Carrera”, poderão utilizar motores até 16.000 rpm;
Classe 1 (Turismos e Grande-Turismo): cujos motores poderão atingir as 18.000 rpms. Nos modelos com motor à frente e/ou com motor atrás do eixo traseiro poderão utilizar motores até 20.000 rpms. Nos modelos Scaleauto; MSC, Spirit e Fly Racing estão limitados a motores até 16.000 rpms.
Classe 2 (Sport-Protótipos): cujos motores poderão atingir as 21.500 rpms, excepto nos modelos Slot-It; Sloter Racing; Avant-Slot; MSC; Policar; NSR e Scaleauto, que estão limitados a motores de 18.000 rpms.

6- Altura ao solo – Classe 2.

A altura ao solo na classe 2 será a seguinte:

• Classe “2”:
1,2 mm medidos na sua parte traseira do modelo, e
0,5 mm medidos na zona frontal do modelo.

7- Escuderias:

Tendo em conta uma possível realização de mais uma prova de 24 Horas no próximo ano, e em ordem à preparação e selecção das Escuderias eventualmente concorrentes, entendeu a organização alterar a alínea j) do artigo 5º do Regulamento da prova, passando o mesmo a ter a seguinte redacção:

a) - “Existe uma classificação para Escuderias que se inscrevam nos seguintes termos:
• Inscrição como Escuderia, com denominação.
• As Escuderias terão no máximo entre 4 a 6 pilotos.
• A pontuação da Escuderia será efectuada por cada classe, correspondente à soma dos pontos que os dois melhores pilotos de cada Escuderia obtiverem em cada prova.”

8- Na hipótese de se vir a organizar outra vez uma prova de 24 horas com estes modelos no ano de 2015, decidimos informar que a mesma será para equipes com 6 elementos exclusivamente.
A prioridade de inscrição nessas 24 horas será a seguinte:

A- Equipes de 6 elementos inscritas e que participam no Campeonato Le Mans Classic Interpistas 2014/2015 e que os pilotos tenham participado em 4 provas mínimo no campeonato
B- Equipes que se fundam inscritas e que participam no Campeonato Le Mans Classic Interpistas 2014/2015 e que os pilotos tenham participado em 4 provas mínimo no campeonato
C- Equipes criadas por pilotos que estejam inscritos e que tenham participado em 4 provas mínimo no Campeonato Le Mans Classic Interpistas 2014/2015
D- Equipes de pilotos que não tenham participado no Campeonato Le Mans Classic Interpistas 2014/2015 ou que os pilotos não tenham participado em 4 provas mínimo no campeonato

Pela Organização.

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